Vivenciando o Cordel e a Xilogravura: Arte, Cultura e Criatividade no 4º Ano
AUTORA
Professora Ana Eduarda Taras Vaz, quarto ano C
A proposta desta atividade foi proporcionar aos alunos do 4º ano uma vivência artística e cultural envolvendo a literatura de cordel e a técnica da xilogravura, promovendo o conhecimento sobre manifestações populares brasileiras.
Inicialmente, foi desenvolvido um trabalho com a turma sobre a literatura de cordel, abordando suas principais características, origem, forma de apresentação e importância cultural.
Posteriormente, os alunos foram introduzidos ao universo da xilogravura, técnica tradicionalmente utilizada nas capas dos cordéis. Durante a explicação, puderam observar imagens e compreender o processo de gravação em madeira.
Na etapa prática da atividade, utilizamos placas de isopor como suporte para simular a técnica da xilogravura. Os alunos criaram desenhos diretamente sobre o isopor, inspirando-se em elementos do cordel e do cotidiano. Após a finalização dos desenhos, aplicaram tinta preta sobre a superfície gravada e realizaram o processo de carimbo, imprimindo suas imagens em folhas A4.
A atividade permitiu a integração entre arte, cultura e linguagem, além de estimular a criatividade, a coordenação motora e o apreço pelas expressões culturais brasileiras.
Professora Ana Eduarda Taras Vaz, quarto ano C
A proposta desta atividade foi proporcionar aos alunos do 4º ano uma vivência artística e cultural envolvendo a literatura de cordel e a técnica da xilogravura, promovendo o conhecimento sobre manifestações populares brasileiras.
Inicialmente, foi desenvolvido um trabalho com a turma sobre a literatura de cordel, abordando suas principais características, origem, forma de apresentação e importância cultural.
Posteriormente, os alunos foram introduzidos ao universo da xilogravura, técnica tradicionalmente utilizada nas capas dos cordéis. Durante a explicação, puderam observar imagens e compreender o processo de gravação em madeira.
Na etapa prática da atividade, utilizamos placas de isopor como suporte para simular a técnica da xilogravura. Os alunos criaram desenhos diretamente sobre o isopor, inspirando-se em elementos do cordel e do cotidiano. Após a finalização dos desenhos, aplicaram tinta preta sobre a superfície gravada e realizaram o processo de carimbo, imprimindo suas imagens em folhas A4.
A atividade permitiu a integração entre arte, cultura e linguagem, além de estimular a criatividade, a coordenação motora e o apreço pelas expressões culturais brasileiras.
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