Do mar para a sala de aula: visita à Carreta Marinha mobiliza atividades de Língua Portuguesa
AUTORA
Professora Solange Schneider, quarto ano
Os alunos do 4º ano participaram de uma visita educativa à Carreta Marinha, que esteve na cidade para promover a conscientização sobre a preservação da vida marinha. Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de observar de perto animais marinhos, exposições interativas e aprender sobre os impactos da poluição nos oceanos, reforçando a importância da conservação ambiental.
A visita foi um ponto de partida para uma sequência de atividades em Língua Portuguesa, voltadas ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o 4º ano. Os alunos realizaram leituras e interpretações de textos informativos, refletindo sobre os riscos enfrentados pelos animais e respondendo a perguntas de compreensão. Produziram notícias escolares relatando a visita, exercitando o gênero jornalístico e a organização de informações de forma clara e objetiva.
Além disso, trabalharam a linguagem poética e criativa por meio de acrósticos e poemas com nomes de animais marinhos, explorando vocabulário e estrutura textual. Também desenvolveram consciência fonológica e oralidade com trava-línguas temáticos, e textos instrucionais, criando cartazes com dicas de preservação.
A experiência prática e o trabalho em sala permitiram que os alunos relacionassem teoria e prática, fortalecendo leitura, escrita, oralidade, interpretação e criatividade, ao mesmo tempo em que aprenderam sobre a importância da preservação da vida marinha. A visita à Carreta Marinha se mostrou, portanto, uma oportunidade enriquecedora de aprendizado, ampliando a compreensão da turma sobre cultura, ciência e educação ambiental.
Professora Solange Schneider, quarto ano
Os alunos do 4º ano participaram de uma visita educativa à Carreta Marinha, que esteve na cidade para promover a conscientização sobre a preservação da vida marinha. Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de observar de perto animais marinhos, exposições interativas e aprender sobre os impactos da poluição nos oceanos, reforçando a importância da conservação ambiental.
A visita foi um ponto de partida para uma sequência de atividades em Língua Portuguesa, voltadas ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o 4º ano. Os alunos realizaram leituras e interpretações de textos informativos, refletindo sobre os riscos enfrentados pelos animais e respondendo a perguntas de compreensão. Produziram notícias escolares relatando a visita, exercitando o gênero jornalístico e a organização de informações de forma clara e objetiva.
Além disso, trabalharam a linguagem poética e criativa por meio de acrósticos e poemas com nomes de animais marinhos, explorando vocabulário e estrutura textual. Também desenvolveram consciência fonológica e oralidade com trava-línguas temáticos, e textos instrucionais, criando cartazes com dicas de preservação.
A experiência prática e o trabalho em sala permitiram que os alunos relacionassem teoria e prática, fortalecendo leitura, escrita, oralidade, interpretação e criatividade, ao mesmo tempo em que aprenderam sobre a importância da preservação da vida marinha. A visita à Carreta Marinha se mostrou, portanto, uma oportunidade enriquecedora de aprendizado, ampliando a compreensão da turma sobre cultura, ciência e educação ambiental.

%2010.24.46_6361bb92.jpg)









Comentários
Postar um comentário