Comunidades Remanescentes de Quilombos

AUTORA
Professora Solange Schneider, 4º anos A e B

Visita ao Quilombo do Rio do Meio em Ivaí

A visita foi com os alunos dos 4º anos A e B da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus com a coordenação da Profª Solange Schneider.

Em decorrência do trabalho com o conteúdo Territórios étnico-culturais do Paraná e do Brasil, na disciplina de Geografia, os alunos foram visitar a Comunidade Quilombola do Rio do Meio. Lá foram recepcionados por um representante da comunidade, o senhor Jorge, que gentilmente mostrou aos alunos o pequeno museu, a igreja e a cooperativa.

A visita permitiu aos alunos uma melhor compreensão do conteúdo dando a oportunidade de explorar de maneira prática as teorias aprendidas em sala de aula, ouvindo sobre a história e costumes do Quilombo do Rio do Meio e compreendendo que os quilombolas são grupos com identidade cultural própria e se formaram por meio de um processo histórico que iniciou nos tempos da escravidão no Brasil.


As atividades práticas contribuem e facilitam o processo de ensino-aprendizagem proporcionando aos alunos a oportunidade do contato com a comunidade permitindo o reconhecimento a contribuição do povo africano para a formação da nossa sociedade e a valorização da cultura afro-brasileira.














































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto : MICRORGANISMOS

Sequencia didática sobre gráficos