Aulas no Laboratório de Ciências para estudar o Corpo Humano

AUTORA
Professora Terezinha Chade, 5º ano

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, no município de Ivaí, desenvolveram atividades aulas de Ciências sobre o Corpo Humano. A escola conta com um ótimo Laboratório de Ciências, onde os alunos podem participar de aulas interativas e dinâmicas. 

As aulas de Ciências são ministradas pela professora Terezinha Chade, a qual buscou contemplar os conteúdos atribuídos ao planejamento escolar com aulas práticas expositivas, dinâmicas, para isso a professora buscou uma aula diferente para estudar a anatomia humana, o objetivo era conhecer o próprio corpo, se conscientizar da importância da saúde, da prevenção de doenças e dos benefícios de uma alimentação saudável e manter atividades físicas. Apresentar o corpo humano desperta a curiosidade nos alunos sobre o assunto abordado, além de facilitar o assunto, o entendimento bem como a compreensão de forma visual e tátil. As primeiras aulas foram teóricas, os quais os alunos estudaram e pesquisaram sobre as partes do corpo, podendo visualizar através de cartazes, livros didáticos e também com pesquisa na lousa digital educacional (internet). Após as próximas aulas aconteceram no Laboratório prático onde a turma foi distribuída em grupos, para poder analisar, observar e manusear o corpo humano, o esqueleto, e os sistemas que compõe o corpo humano. Desta forma as aulas práticas se tornam um espaço de diálogo entre teoria e prática, permitindo adquirir conhecimentos e habilidades que somente a aula teórica não proporcionaria.

Aulas que oportunizam a construção de modelos podem e devem ser carregados de conteúdos de aprendizagem, integrados aos chamados conteúdos formais. A professora Terezinha conclue que através destas aulas os alunos se envolvem completamente e ao mesmo tempo se diverte. Compreende o conteúdo dentro de vários aspectos a importância do corpo humano.
























































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto : MICRORGANISMOS

Sequencia didática sobre gráficos